Quem foi Lúcifer?

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015


 Inicio esse estudo sobre quem foi Lúcifer informando que uso como base alguns livros apócrifos, que foram citados na Bíblia e pelos Pais da Igreja. Se o caro leitor não gostar dos apócrifos, ou achar que são frutos da obra do Maligno, como afirmam alguns líderes que desconhecem esses livros, sugiro que nem continue a leitura. Acrescento que, como já falei em outros estudos, os livros apócrifos não servem como regra de fé e doutrina, mas dão boas bases históricas e culturais. Algumas vezes esses livros preenchem lacunas sobre eventos em que a Bíblia não relata, então usei esses textos para colaborar com o estudo e nunca, jamais, para discordar dos livros bíblicos.

Quem foi Lúcifer?

 Satanail, erroneamente chamado de Lúcifer, foi um anjo querubim, responsável pela guarda celestial, que se rebelou contra Deus e quis ser maior do que Ele: "Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo." Isaías 14:12-15. 

"E um dos anjos, tendo saído de sua hierarquia e se desviado para uma hierarquia abaixo da sua, concebeu um pensamento impossível: colocar o seu trono acima das nuvens que se encontram sobre a terra, para que seu poder se igualasse ao meu. Precipitei-o do alto com seus anjos, e ele pôs-se a voar por cima do abismo, continuamente." II Enoch 29:3,4. 

O nome "Lúcifer".

 Esse é um termo comum em latim que significa portador de luz, estrela da manhã, estrela da alva. Aparece algumas vezes na Bíblia, e em algumas é atribuído até a Jesus, como em Apocalipse 22:16. A atribuição desse termo a Satanás é um erro na tradução da Vulgata, que traduz a palavra hebraica heylel (o iluminado) como lúcifer. A Septuaginta traduz como heōsphoros (o que traz o anoitecer). De qualquer forma, lúcifer é um título, um adjetivo, e não um nome próprio. Pode-se dizer que Satanail era um lúcifer antes da queda, assim como Jesus ainda será sempre um lúcifer. 

Então, qual o nome do Inimigo? 

 Satanail ou Satanás, cuja origem vem do hebraico satan (opor, obstruir), junto ao artigo ha (ha-Satanás) tem o sentido de mostrar um título e não um nome próprio, significando "o inimigo", "o adversário", "o acusador". Não existe um consenso sobre qual seria o verdadeiro nome dele.

"O demônio é o gênio do mal das regiões inferiores, como um fugitivo, ele criou Sotona a partir dos céus, por ser seu nome Satanail, por isso ele se tornou diferente dos anjos, mas a sua natureza não modificou a sua inteligência quanto ao entendimento do certo e do errado." II Enoch 31:4. 

"Bartolomeu, pois, se foi e pisou-lhe a cerviz, que trazia oculta até as orelhas, dizendo-lhe: — Dizei-me quem és tu e qual é teu nome... Respondeu Belial: — A princípio me chamava Satanail, que quer dizer mensageiro de Deus, mas, desde que não reconheci a imagem de Deus, meu nome foi mudado para Satanás, que quer dizer anjo guardião do tártaro." Bartolomeu.

"E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu." Lucas 10:18.

"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos." Apocalipse 20:2.

Alguns nomes atribuídos a Satanás na Bíblia:

1) Satanás (hebraico ha-Satanás): o acusador, o adversário - Zc 3:1; I Pd 5:8; Ap 12:10

2) Lúcifer (latim lucifer): portador da luz - Is 14:12

3) Dragão - Ap 12:7

4) Diabo (grego diabolos): difamador, caluniador - I Pd 5:8

5) Homicida e Mentiroso - Jo 8:4

6) Sedutor - Ap 20:10

7) Príncipe do Mundo - Jo 12:31

8) Príncipe da potestade do ar - Ef 2:2

9) Destruidor - Ap 9:11

10)Tentador - Mt 4:3

11) Maligno - Mt 13:38

12) Deus deste século - II Co 4:4

13) Belial (hebraico beli-yaal): sem valor , ímpio- II Sm 22:5

20 eventos acerca dele:

1. Criado em toda a formosura: "Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura." Ezequiel 28:12

2. Entoava louvores ao Senhor no Céu, assim como os demais anjos. Ele não era ministro de louvor como afirmam alguns: "Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados." Ezequiel 28:13.

3. Era um Querubim: "Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas." Ezequiel 28:14.

4. Pecou contra Deus: "E um dos anjos, tendo saído de sua hierarquia e se desviado para uma hierarquia abaixo da sua, concebeu um pensamento impossível: colocar o seu trono acima das nuvens que se encontram sobre a terra, para que seu poder se igualasse ao meu." II Enoch 29:3. "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti." Ezequiel 28:17.

5. Foi expulso do Céu: "Precipitei-o do alto com seus anjos, e ele pôs-se a voar por cima do abismo, continuamente". II Enoch 29:4. "Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo" II Pedro 2:4.

6. Enganou Adão e Eva: "E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida." Gênesis 3:13,14.

7. Tentou a Jó: "E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?" Jó 1:8,9.

8. Contendeu com o arcanjo Miguel: "Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda." Judas 1:9

9: Se levantou contra Israel: "Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel." I Cronicas 21:1

10. Se opôs ao Sumo Sacerdote Josué: "E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?" Zacarias 3:1,2.

11. Lutou novamente com Miguel: "Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia." Daniel 10:12,13

12. Tentou a Jesus: "Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." Mateus 4:1.

13: Foi amarrado e preso após a morte de Cristo: "E eis que o Senhor Jesus Cristo entrou rodeado de uma claridade sublime, manso, grande e humilde, levando em suas mãos uma corrente; com ela amarrou o pescoço de Satanás e depois de novamente unir suas mãos às costas, arremessou-o ao Tártaro e pôs seu santo pé em sua garganta, dizendo: Fizeste muitas coisas más no decorrer dos séculos; não deste nenhum descanso; hoje entrego-te ao fogo eterno. E chamando novamente o Inferno, disse-lhe com autoridade: Toma este amaldiçoado e perverso Satanás e mantém-no sob tua custódia até o dia que eu determinar. O Inferno aceitou-o e ambos precipitaram-se no profundo do abismo." Evangelho de Nicodemus (Descida de Cristo ao Inferno).

14. Mesmo preso ainda influencia e se opõe a Obra de Deus e aos cristãos: "Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho." I Tessalonicenses 2:18.

15: Dará poder ao Anticristo: "Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira..." II Tessalonicenses 2:7-9.

16. Será solto e tentará impedir o arrebatamento e fará guerra contra Miguel: "E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." Apocalipse 12:7-9

17: Perseguirá os remanescentes na Grande Tribulação: "E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem... E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo." Apocalipse 12:13 e 17.

18. Blasfemará contra Deus e vencerá os santos remanescentes: "E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação." Apocalipse 13:6,7.

19. Será preso durante o Milênio: "E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo." Apocalipse 20:1-3.

20. Será solto após o Milênio e derrotado para todo o sempre: "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." Apocalipse 20: 7-10.

"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém". Apocalipse 22:21.

Diego Rodrigo Souza
Creio No Amanhã

0 comentários :

Postar um comentário